Resposta do grupo Cinemarq: Questão 01 - Resposta: espécie e a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas ex: Ata, panfleto Função arquivística e a razão pela qual é feita a guarda do documento e o que ele serve para provar ex: registro de compra, controle de vendas Tipologia documental estabelece a ligação da espécie com a função arquivística ex: espécie+função=tipo arquivístico Questão 02 - De acordo com Lopez os elementos mínimos para análise diplomática são: A)( ) Identificação do fundo, criação de espécie e atribuição de função administrativa. B)( x ) Denominação da espécie, as características internas principais, as características externas principais, e o trâmite. C)( ) Identificação das espécies do acervo da organização e das funções, sistematização de um esquema hierárquico e registro do processo e as definições elaboradas. D)( ) Nenhuma das alternativas anteriores.
Questão 03 - Resposta: Fundo: arquivafe Espécie: nota fiscal Função arquivística: registro de vendas Tipo arquivístico: nota fiscal para registro de vendas Questão 04 – Resposta: A análise tipológica estuda a lógica orgânica dos conjuntos documentais, sem ela o arquivo não terá um conjunto homogenio de documentos com uniformidade de vigência comprometendo a eficiência do arquivo Questão 05 - Resposta: os documentos estão ligados entre si por um elo que é criado no momento em que são produzidos ou recebidos que é determinado pela razão de sua produção que é necessário a sua própria existência. Por conseguinte o arquivo e organicamente interligado por isso a organicidade é tão importante
Questão 01 De acordo com o texto de Lopez ‘’Identificação de tipologias documentais em acervos dos trabalhadores’’ e os conceitos trabalhados em sala, defina e exemplifique. Espécie: são tipos documentais reunidos por características comuns. Ex: as atas seguem um “padrão” comum entre elas que as caracterizam como uma espécie. Função Arquivística: a função arquivística é o papel que os documentos de arquivo possuem em relação às atividades realizadas pela entidade produtora. Ex: uma ata de criação possui a função arquivística de registrar e oficializar a criação de determinada coisa. Tipologia Documental/ Tipo Arquivístico: a tipologia documental é responsável pelo estabelecimento da ligação entre o documento diplomático e a função do titular arquivístico. Ela permite compreender o papel do documento dentro da instituição. Ex: o arquivo possui uma ata de criação que foi criada para registrar e oficializar a criação do grupo x, essa ata possui a tipologia documental “ata de criação para registro do grupo x”
Questão 02 De acordo com Lopez os elementos mínimos para análise diplomática são: C) Identificação das espécies do acervo da organização e das funções, sistematização de um esquema hierárquico e registro do processo e as definições elaboradas.
Questão 03 Faça uma contextualização tipológica de acordo com o Quadro 2 do texto de Lopez, utilizando como material até 3 dos documentos listados na página do blog. (Fundo ARQUIVAFÉ. – Avaliação).
Contextualização tipológica:
Função Espécie Nº de docs. Datas-limite Registro do grupo Ata de registro 1 13 de março de 2019 Divulgação de informação Comunicado 1 abr/2019 E-mail 1 abr/2019 Quadro A - Exemplo dos passos a,b e c do “Quadro 2”’
Fundo Espécie Função arquivística Tipo arquivístico Grupo Ata de reunião Registro do grupo Ata de reunião para registro da criação do grupo E-mail Divulgação de informação interna E-mail para divulgação e informação interna da ausência do membro do grupo Empresa Comunicado Divulgação de informação externa Comunicado para divulgação e informação externa do funcionamento durante o feriado
Questão 04 Na arquivística, a tipologia documental é responsável pelo estabelecimento da ligação entre o documento diplomático e a função do titular arquivístico. Tal ligação proporciona o desenvolvimento de um plano de classificação capaz de atender adequadamente os princípios arquivísticos devidamente envolvidos. Tendo a afirmação anterior em vista, apresente consequências da falta de uma análise tipológica em arquivos. Uma organização sem análise tipológica em arquivos possui dificuldades em identificar as espécies do acervo, as funções que se relacionam aos documentos e a sistematizar o esquema hierárquico das informações (plano de classificação), dificultado a compreensão correta do significado dos documentos presentes na organização.
Questão 05 Para as especificidades dos arquivos, podem ser sintetizadas quatro características principais: autenticidade, imparcialidade, naturalidade e organicidade. A naturalidade diz respeito à produção em série de documentos de arquivo como fruto de atividades rotineiras de determinados produtores, tais documentos não se relacionam entre si no exercício de suas funções, mas mantém similaridades no formato e no papel desempenhado no cumprimento das atividades do seu produtor. Julgue o trecho acima apresentado e justifique se necessário. Está em parte errado, pois os documentos de arquivo são produzidos em série, pois são frutos de atividades rotineiras e se relacionam, sim, aos demais documentos criados no exercício das mesmas funções. Se relacionam, pois documentos de arquivo precisam de seu contexto arquivístico (dos demais documentos) para que seja válido e faça sentido.
Resposta do grupo Cinemarq:
ResponderExcluirQuestão 01 - Resposta: espécie e a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas ex: Ata, panfleto Função arquivística e a razão pela qual é feita a guarda do documento e o que ele serve para provar ex: registro de compra, controle de vendas Tipologia documental estabelece a ligação da espécie com a função arquivística ex: espécie+função=tipo arquivístico
Questão 02 - De acordo com Lopez os elementos mínimos para análise diplomática são:
A)( ) Identificação do fundo, criação de espécie e atribuição de função administrativa.
B)( x ) Denominação da espécie, as características internas principais, as características externas principais, e o trâmite.
C)( ) Identificação das espécies do acervo da organização e das funções, sistematização de um esquema hierárquico e registro do processo e as definições elaboradas.
D)( ) Nenhuma das alternativas anteriores.
Questão 03 - Resposta: Fundo: arquivafe
Espécie: nota fiscal Função arquivística: registro de vendas
Tipo arquivístico: nota fiscal para registro de vendas
Questão 04 – Resposta: A análise tipológica estuda a lógica orgânica dos conjuntos documentais, sem ela o arquivo não terá um conjunto homogenio de documentos com uniformidade de vigência comprometendo a eficiência do arquivo
Questão 05 - Resposta: os documentos estão ligados entre si por um elo que é criado no momento em que são produzidos ou recebidos que é determinado pela razão de sua produção que é necessário a sua própria existência. Por conseguinte o arquivo e organicamente interligado por isso a organicidade é tão importante
Questão 01
ResponderExcluirDe acordo com o texto de Lopez ‘’Identificação de tipologias documentais em acervos dos trabalhadores’’ e os conceitos trabalhados em sala, defina e exemplifique.
Espécie: são tipos documentais reunidos por características comuns. Ex: as atas seguem um “padrão” comum entre elas que as caracterizam como uma espécie.
Função Arquivística: a função arquivística é o papel que os documentos de arquivo possuem em relação às atividades realizadas pela entidade produtora. Ex: uma ata de criação possui a função arquivística de registrar e oficializar a criação de determinada coisa.
Tipologia Documental/ Tipo Arquivístico: a tipologia documental é responsável pelo estabelecimento da ligação entre o documento diplomático e a função do titular arquivístico. Ela permite compreender o papel do documento dentro da instituição. Ex: o arquivo possui uma ata de criação que foi criada para registrar e oficializar a criação do grupo x, essa ata possui a tipologia documental “ata de criação para registro do grupo x”
Questão 02
De acordo com Lopez os elementos mínimos para análise diplomática são:
C) Identificação das espécies do acervo da organização e das funções, sistematização de um esquema hierárquico e registro do processo e as definições elaboradas.
Questão 03
Faça uma contextualização tipológica de acordo com o Quadro 2 do texto de Lopez, utilizando como material até 3 dos documentos listados na página do blog. (Fundo ARQUIVAFÉ. – Avaliação).
Contextualização tipológica:
Função
Espécie
Nº de docs.
Datas-limite
Registro do grupo
Ata de registro
1
13 de março de 2019
Divulgação de informação
Comunicado
1
abr/2019
E-mail
1
abr/2019
Quadro A - Exemplo dos passos a,b e c do “Quadro 2”’
Fundo
Espécie
Função arquivística
Tipo arquivístico
Grupo
Ata de reunião
Registro do grupo
Ata de reunião para registro da criação do grupo
E-mail
Divulgação de informação interna
E-mail para divulgação e informação interna da ausência do membro do grupo
Empresa
Comunicado
Divulgação de informação externa
Comunicado para divulgação e informação externa do funcionamento durante o feriado
Questão 04
Na arquivística, a tipologia documental é responsável pelo estabelecimento da ligação entre o documento diplomático e a função do titular arquivístico. Tal ligação proporciona o desenvolvimento de um plano de classificação capaz de atender adequadamente os princípios arquivísticos devidamente envolvidos. Tendo a afirmação anterior em vista, apresente consequências da falta de uma análise tipológica em arquivos.
Uma organização sem análise tipológica em arquivos possui dificuldades em identificar as espécies do acervo, as funções que se relacionam aos documentos e a sistematizar o esquema hierárquico das informações (plano de classificação), dificultado a compreensão correta do significado dos documentos presentes na organização.
Questão 05
Para as especificidades dos arquivos, podem ser sintetizadas quatro características principais: autenticidade, imparcialidade, naturalidade e organicidade. A naturalidade diz respeito à produção em série de documentos de arquivo como fruto de atividades rotineiras de determinados produtores, tais documentos não se relacionam entre si no exercício de suas funções, mas mantém similaridades no formato e no papel desempenhado no cumprimento das atividades do seu produtor. Julgue o trecho acima apresentado e justifique se necessário.
Está em parte errado, pois os documentos de arquivo são produzidos em série, pois são frutos de atividades rotineiras e se relacionam, sim, aos demais documentos criados no exercício das mesmas funções. Se relacionam, pois documentos de arquivo precisam de seu contexto arquivístico (dos demais documentos) para que seja válido e faça sentido.
Grupo me Arquive !
ResponderExcluirhttps://drive.google.com/file/d/1J6IjS-s6IXmMl5KDUj4bhQM0ma3rg_aW/view?usp=sharing
Resposta do grupo ArQueen
ResponderExcluirhttps://drive.google.com/file/d/18CLobv2TLO_XKda-utSKmRlW6drBIJgX/view?usp=drivesdk
https://drive.google.com/file/d/1YJ3JP-xnhuZ8n7i4K-E_IXe7C_BXtEzm/view?usp=sharing
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